sábado, 20 de junho de 2009

O ENIGMA E O ESPELHO

O livro de Jostein Gaarder, uma Tradução de Maria Luisa Ringstad Conta a história de Cecille uma menina que conheceu um anjo chamado Ariel enquanto dormia, a menina vive com seus pais e seus irmão Lesse do lado do rio Leira, uma jovem extrovertida, simpática e sincera, gostava de contar tudo o que via em sua volta, ela conversava muito com seus avós que viviam perto de sua casa, gostava de escrever as suas conversa em um diário. Da mesma maneira que era tão doce era também uma arrogante, as coisas tinham de ser da forma que ela quisesse, sua melhor amiga era Marrianne. Cecille era muito especial para toda sua família. Quando mas nova Cecille gostava de sentar a frente de um espelho. A menina descobre que vai morrer mais não queria que seus pais deixassem de fazer o que era de costume. Natal e principalmente suas rotinas. Mas quando conhece Ariel ele diz para ela terá uma vida bem melhor no Céu.
Cecillia passava a maior parte de sua vida após ficar doente em seus quarto, deixou de ir à escola e brincar com seus amigos, não podia esquiar que era uma das coisas que mais gostava por estar muito fraca, sentia-se mal por seu pai carrega La de baixo para cima, amenina que só ficava no andar de cima muitas vezes imaginava que o rés-do-chão fosse a terra e seu quarto o céu.
Lesse seu irão que ela amava muito e que contava tudo o que se passava em casa, a menina tinha uma campainha que tocava sempre que precisasse de alguma coisa, seu fiel escoteiro prontificava sempre em ir saber o que sua mana queria, pois muitas vezes era uma forma que encontrava de contar o que se passava dentro e o que tinha sido modificado. Cecille amava seus pais mais nunca aceitou o fato de depender deles para tudo o que queria fazer, com sua grave doença a menina tornou-se perita em visualizar com os ouvidos. Este tinha sido o pior Natal para ela, pois não podia comer nada por que se não vomitaria, sua avó contava sempre historias de noite mais quando essa saísse do quarto Cecille transcrevia tudo no seu diário de capa de tecido que um médico lhe ofereceu no hospital. Depois de receber os presentes Cecillia foi levada ao quarto como o habitual, aquele era o natal mais triste de sua vida, muito monótono, por não fazer as coisas que ela fazia na época de natal, esquiar no rio, ir a igreja, comer as coisas que gosta e ter de se recolher muito cedo porque não aquentava muito tempo com sua família por estar fraca. Ela recebeu todos os presentes que pediu aos seus pais e também um de sua melhor amiga Marianne uma borboleta mágica que mudava constantemente de cor ao toque da mão,” essa e uma borboleta com febre por que quando Cecillie toca fica violeta” disse Lesse.
Nesta noite a menina acordou sobre salto, a casa estava no silencio absoluto, quando abriu seus olhos deve uma voz que lhe perguntou se teria dormido bem? Ela olhou ao redor de seu quarto, mas não via ninguém, por uns instantes pensou que fosse seu irmão, mas ao mesmo tempo deduziu que não poderia se Lasse no parapeito àquela hora, mas era uma voz nítida e clara.
Ela não tinha certeza do sexo e da voz por não conseguia ver seu rosto que estava contra imensa luz intensa, mas estava de uma camisa branca comprida e descalço. Para ela era uma misteriosa figura sem cabelos, Cecille não queria dizer como tinha dormido sem que essa voz lhe dissesse se de quem se tratava. Mas sua insistência foi tanta que ele respondeu.
Mas não foi o suficiente para menina, por que mesmo assim continuava sem saber quem era, mais este sabia tudo ao seu respeito por que estava sempre em todos os lados, o que fez a menina ficar indiquinada por que seu pai fechava seus quarto, espantada como poderia alguém entrar,. Para ela não cabia responder a ele como tinha dormido sem que respondesse como teria parado em seu quarto,
Foi quando ele decidiu falar para ela que e seu anjo da guarda, a menina saiu com ele a flutuar de seu quarto para rua, visitaram lugares que ela nunca mas tinha ido desde sua doença, mas na volta para casa vê sua família a chorar ao redor de sua cama. Ariel diz a ela que o lugar aonde ela vai será melhor e que ela agora estava diante do espelho de si mesma.

2 comentários:

Thaise Graciano disse...

Esse livro parece realmente ser muito bom!

Preciso tirar um tempo para ler...

Beijoos ana ;)

angolanablack disse...

Faz isso amiga, ele e maravilhoso
um beijo leonarda...